O impacto da rede 5G para a indústria

Leilão do 5G é passo importante para indústria 4.0 avançar no Brasil

Ocorreu na última quinta-feira, 04/11, o leilão do 5G e que é um passo importante para indústria 4.0 avançar no País e o leilão do 5G é passo importante para indústria 4.0 avançar no País

Nesse artigo o Grupo Technik Engenharia abordará como a tecnologia de internet do 5G (a internet móvel de quinta geração), que chegará no mercado brasileiro e que promete uma verdadeira revolução tecnológica mundial, impactará a indústria nacional, com base no que já ocorre nos países que já dispõe dessa tecnologia.

Inclusive, aplicações que não são possíveis com o uso do 4G e que vão muito além da velocidade.

Serão impactados com o 5G diferentes setores, como:
• Indústria;
• Automobilismo (carros autônomos);
• Medicina.

Essa tecnologia já é utilizada anterior a 2020 em cidades da China, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos e desde 2020, no Canadá, Noruega, Alemanha, Suíça, Japão e Austrália.

No Brasil, a Anatel realizou o leilão em 04/11/2021 para definir a distribuição de frequência aconteça no primeiro trimestre do mesmo ano.

Quando um novo recurso tecnológico surge, muitos são os questionamentos. Especialmente no que diz respeito à relação humana e a robótica.

Antes de falarmos como será o impacto do 5G na indústria, a Technik Engenharia sugere que continue lendo este artigo para conhecer como essa tecnologia irá funcionar!

Vamos por partes e entender o que é o 5G?

O 5G é um novo padrão de transmissão de dados. Proporciona maiores velocidades, cobertura e recursos em relação ao 4G – tecnologia atualmente presente no Brasil.

A promessa dessa tecnologia é conectar tudo, em qualquer lugar e o tempo todo. E oferecer um enorme potencial para a digitalização da economia, particularmente para a indústria.
Estima-se que o 5G oferecerá uma velocidade de 10 a 20 vezes maior que o 4G. Na prática, um arquivo de 1GB poderia ser baixado em menos de 10 segundos.
Porém, não se trata apenas de uma evolução de velocidade, como ocorreu na última transição para o 4G.
A migração para o 5G representa uma mudança de paradigma das comunicações, que possibilita a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio.

O 5G na indústria significará menos latência nos processos, o que quer dizer que na prática é o tempo de resposta de um aparelho (delay), medido entre o momento em que ele recebe um sinal até a execução da ordem recebida.

Quanto menor a latência, mais rápida será a reação de um aparelho acionado à distância. No caso do 4G, esse delay é de 10 milissegundos; o 5G irá reduzir esse tempo a um milissegundo.

Para entender como isso funcionaria na prática, podemos utilizar o exemplo dos testes realizados em carros autônomos.

Nas redes 4G, a latência era tão alta que um veículo que estivesse a 100 km/h andaria cerca 1,4 metro até parar efetivamente ao detectar um obstáculo e enviar um comando de freio.

No 5G, o automóvel se mexe apenas 2,8 cm após o comando (distância comparada ao de um sistema de freios ABS).

Na indústria, um dos impactos será nos processos que utilizam Internet das Coisas (IoT), que serão muito mais velozes.

5G na indústria e a Internet das Coisas

A utilização do 5G na indústria poderá acelerar inovações, principalmente no que se refere à Internet das Coisas (IoT).

Com a popularização da nova tecnologia, qualquer objeto será capaz de se comunicar, o que levará a indústria a uma nova era.

As fábricas poderão expandir o uso de robôs e realidade virtual, enquanto os escritórios terão mais funções automatizadas por inteligência artificial.

Assim como acontecerá com a robótica industrial, que vai funcionar de forma mais automatizada.

5G na indústria vai aumentar o uso de robótica?

As empresas são as grandes beneficiadas com o 5G. A tecnologia foi pensada para o mercado corporativo, pois entrega níveis de segurança, velocidade e estabilidade diferenciados.

O resultado disso é a aceleração da transformação digital dos negócios, incluindo o impulsionamento da robótica colaborativa industrial.

A robótica colaborativa é uma importante vantagem competitiva para a empresa, pois oferece facilidade na programação, não requer programadores experientes e pode ser realizada diretamente pelos operadores, no chão de fábrica.

Por isso, a chegada da tecnologia 5G deve impulsionar ainda mais a utilização de cobots (robôs colaborativos) em empresas de todos os portes. Em termos de produtividade, agrega flexibilidade e eficiência.

O Grupo Technik tem como missão gerar valor trazendo inovações e ferramentas frente aos desafios desta nova revolução e com certeza a tecnologia 5G potencializará muitos dos serviços que realizamos junto a indústrias, como:
• Avaliação de plantas industriais e seu potencial de melhoria
• Avaliação e propostas de melhorias plantas e processos industriais
• Avaliação e propostas de melhorias relacionadas a ergonomia do trabalhador
• Avaliação da equipe e seu método de trabalho
• Consultoria em tempos e métodos
• Elaboração de programa de melhoria, baseado em:
• Coleta e governança inteligente de dados
• Análise de caminho crítico
• Tratamentos estatísticos
• Adoção de indicadores específicos customizados

 

Consulte-nos a respeito de suas necessidades com um dos especialistas do Grupo Technik: faleconosco@grupotechnik.com.br
Fonte: https://fersiltec.com.br/blog/servicos-para-industria/5g-na-industria/

Share:
Translate »