Acidentes e principais causas de explosões de caldeiras

explosão caldeiras pastilha valda

Nesse feriado, dia 07 de setembro, foi amplamente noticiado uma explosão na fábrica que produz as pastilhas Valda que deixou cinco pessoas feridas na tarde desta terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas são moradores de um condomínio que fica ao lado da empresa e acabaram atingidos por estilhaços. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o muro destruído do conjunto habitacional.

Felizmente não havia funcionários no interior da fábrica no momento do incidente.

Informações preliminares indicam que o acidente teria sido provocado por uma explosão em uma das caldeiras que funciona no local, mas as causas ainda serão investigadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, não chegou a ser registrado incêndio após a o forte estrondo ouvido por moradores.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/explosao-na-fabrica-das-pastilhas-valda-deixa-cinco-feridos-na-zona-oeste-do-rio-25188167.html

Diante mais uma lamentável e grave ocorrência, a Technik Engenharia, empresa especializada em processos industriais, incluindo expertise e consultoria na NR-13, que é a Norma Regulamentadora que tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações aborda um pouco mais sobre o assunto de segurança e explosões em caldeiras.

A Technik Engenharia destaca a importância do atendimento pleno às normas de materiais e fabricação e posteriormente e pela gravidade que um acidente de equipamentos listados na NR-13 podem causar com proporções muito, muito maiores que do acidente relatado no inicio desse artigo.

Quais são as principais causas de explosão de caldeiras?

Em pesquisa, a Technik Engenharia encontrou artigo muito interessante no blog: https://segurancadotrabalhosempre.com/sobre/

Fique atento para que você possa tomar todos os cuidados devidos para a sua empresa e evitar que ocorra a explosão de caldeiras.

O que são caldeiras?
Para que servem as caldeiras?

Caldeiras é um tipo de recipiente do qual é utilizado para produzir vapor através do aquecimento da água. Esse aquecimento pode ser utilizado tanto para alimentar máquinas como para esterilizar algum material, cozinhar algum produto orgânico, enfim, tudo que se refira as aplicações industriais.

A segurança do trabalhador está sobre a responsabilidade da NR 13 (Norma Regulamentadora Nº 13) que tem como objetivo assegurar essa equipe de trabalhadores que atua diante da manutenção dessas caldeiras.

E quais são as principais causas de explosão de caldeiras?

O Blog mencionado: Segurança do Trabalho Sempre destaca 7 principais causas no artigo:
https://segurancadotrabalhosempre.com/quais-sao-as-principais-causas-de-explosao-de-caldeiras/

1- Aumento de pressão:
Existe vários fatores que podem contribuir para o aumento de pressão das caldeiras. Alguns exemplos mais comuns são os problemas nas válvulas, falhas mecânicas e até defeito de fabricação.

2- Choque térmico:
Os choques térmicos são muito mais frequentes quando ocorre frequentemente paradas e a recolocação em marcha de queimadores.
Outra situação muito comum também que pode levar aos choques térmicos é quando a caldeira recebe água fria em uma entrada de água quente e vice-versa.

3- Corrosão:
Outra situação que pode vir a causar uma explosão em caldeiras está também na corrosão. Ela age como se fosse um modelo de redução de espessura da superfície que são submetidas a pressão.
Infelizmente a corrosão é um dos fatores que não são fáceis de serem vistos, pois ela não é acompanhada pela elevação da pressão durante o trabalho.

4- Explosão nos gases:
Normalmente as explosões no lado dos gases são causadas por uma reação química, ou seja, pelo então, processo de combustão.
Esse processo ocorre dentro de um período de tempo muito pequeno, resultando então em um aumento rápido da pressão dentro de um espaço bem restrito. As caldeiras mais comuns que explosão por essa razão são as que operam com os combustíveis gasosos e líquidos.

5- Falta de água:
É de suma importância que o aço se mantenha em contato com a água o tempo todo para que assim ele consiga se manter refrigerado, ou seja, é essencial que a água consiga o fazer, sem provocar o excesso de temperatura do aço.
Se a água não conseguir chegar em um determinado local por um tempo irá ocorrer então o superaquecimento, assim, a tendência é que ele perca a resistência. Pesquisas recentes comprovaram que a maior parte das explosões tendem a acontecer pela falta de água.

6- Operação em marcha forçada:
Às vezes, as caldeiras podem ter potência suficiente apenas para atender a uma determinada demanda, porém, ela é forçada a trabalhar mais causando assim um superaquecimento em várias partes, causando a deformação delas ou até mesmo a ruptura, o que pode causar certamente a explosão do equipamento.

7- Soldas Irregulares:
Quando soldas irregulares são colocadas nas caldeiras, existe um grande risco de o procedimento executado ocorrer falhas. Os locais mais comuns de haver problemas são as juntas das soldas, já que é exatamente nesse local que o metal tende a apresentar uma certa resistência.

Conforme observado e descrito nesse artigo, as explosões das caldeiras, infelizmente a cada ano vem sendo um dos maiores indícios de acidentes em indústrias.

 

A dica da Technik Engenharia é da importância de ficar atento em algumas situações, fazer regularmente e seguir os protocolos de manutenção corretamente, pois além da falha do equipamento, outra principal causa das falhas e explosões em caldeiras são por erros humanos.

Se sua empresa ou indústria precisa ou busca auxílio e consultoria técnica para os equipamentos especificados na Norma Regulamentadora NR-13, conte com os especialistas da Technik Engenharia: faleconosco@grupotechnik.com.br

Explosão caldeira guatemala 2016

Explosão de caldeira em indústria da Guatemala, ocorrida em 2016.

explosão caldeira vulcanizadora

Explosão em vulcanizadora de pneus mata duas pessoas no Maranhão

 

Share: