Automação industrial e conceitos da Indústria 4.0 contribui para eficiência e redução de custos

Indústria 4.0

Automação industrial contribui para eficiência e redução de custos de produção.

Brasil precisa desenvolver áreas ligadas à tecnologia para se tornar competitivo, mas empresas catarinenses já investem no conceito de Indústria 4.0

A utilização de equipamentos como robôs, sensores e inteligência artificial otimiza o fluxo das operações nas indústrias de todo o país. Por isso, há quem acredite que o futuro da indústria brasileira está na automação dos processos: diretamente relacionada à Indústria 4.0, também conhecida como “quarta revolução industrial”, a automação dos processos industriais é vista hoje como o futuro das operações fabris. A inserção da tecnologia nas atividades possibilita que as etapas de produção ocorram de forma mais ágil, eficiente e com menor chance de falhas.

Enquanto estratégia, a automação industrial pode ser adotada por empresas de todos os portes, pois contribui para a produtividade e para a redução de custos: de acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Indústria 4.0 pode contribuir para reduzir no mínimo R$ 73 bilhões em custos industriais por ano.

Isso se deve à automatização de processos e a possibilidade de prever falhas e agir de forma preventiva: por meio de tecnologias como o monitoramento remoto, o uso de robôs e de inteligência artificial, a interferência humana nas operações se torna cada vez menor, o que minimiza as chances de erro e agiliza as atividades.

Indústria 4.0 no Brasil

Hoje, o setor industrial brasileiro caminha nessa direção. A automatização está cada vez mais presente no dia a dia das fábricas, e os princípios da Indústria 4.0 se tornam realidade em diversas empresas. Com o acesso remoto e o monitoramento em tempo real, muitas indústrias vêm se descentralizando, rompendo barreiras físicas e ampliando seus departamentos de análise de dados. A expectativa da ABDI é que, até 2028, 15% das indústrias do país estejam adaptadas e atuantes de acordo com esse conceito.

No entanto, campos do conhecimento que são cruciais para o desenvolvimento e implementação da Indústria 4.0 ainda estão em desenvolvimento no Brasil: o Big Data, a inteligência artificial e a internet das coisas são exemplos de áreas que ainda precisam crescer no país para que cada vez mais indústrias se apropriem dessas tecnologias. De acordo com um estudo realizado em 2019 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Brasil ainda não podia ser considerado parte do conceito de indústria 4.0 e precisaria desenvolver essa área para ser competitivo no cenário global.

Mas isso não impediu que indústrias brasileiras de diversos setores buscassem tecnologia para adaptar seus processos de produção e temos vários exemplos, como a Krona Tubos e Conexões que, em fevereiro deste ano, instalou uma nova unidade fabril em Joinville (SC).

 

O Engenheiro Fernando Lesvovar Neto, CEO Founder do Grupo Technik Engenharia, destaca que a Indústria 4.0 significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais.
Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

O Grupo Technik Engenharia tem como missão gerar valor trazendo inovações e ferramentas frente aos desafios desta nova revolução, com isso alguns dos serviços que apresentamos são:

• Avaliação de plantas industriais e seu potencial de melhoria
• Avaliação e propostas de melhorias plantas e processos industriais
• Avaliação e propostas de melhorias relacionadas a ergonomia do trabalhador
• Avaliação da equipe e seu método de trabalho
• Consultoria em tempos e métodos
• Elaboração de programa de melhoria, baseado em:
• Coleta e governança inteligente de dados
• Análise de caminho crítico
• Tratamentos estatísticos
• Adoção de indicadores específicos customizados

Consulte-nos a respeito de suas necessidades: faleconosco@grupotechnik.com.br

Siga o Grupo Technik nas redes sociais.

Instagram

LinkedIn 

Se inscreva em nosso canal no Youtube e fique por dentro das novidades do setor industrial.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/krona/krona/noticia/2021/09/16/automacao-industrial-contribui-para-eficiencia-e-reducao-de-custos-de-producao.ghtml

Share: