E ai, o que é Indústria 4.0?

Confira novo artigo no site da Technik sobre Industria 4.0 e como podemos auxiliar a sua empresa.

A revolução industrial de tempos em tempos impactou a vida da humanidade de forma geral e até o século 18 os meios de produção e fabricação artesanal e manual, com baixa produtividade e incapaz de atender o crescimento populacional.

Os processos industriais tiveram que evoluir para atender as necessidades geradas por esse crescimento populacional e consequentemente demanda maiores por produtos, em especial de consumo.
Essas revoluções e transformações industriais, sempre que ocorreram causaram impactos econômicos, sociais e políticos significativos na sociedade e sendo redundante por esse motivo foram chamadas revoluções industriais.

Atualmente, com aumento da demanda de consumos e surgimento de novos produtos as indústrias não apenas se reinventaram, mas também passaram por um processo de atualização.
As indústrias passam por uma fase de transformação tecnológica, conhecida como 4º Revolução Industrial ou Indústria 4.0 ou a 4ª revolução industrial.

Objetivo desse artigo não é destacar as revoluções industriais anteriores, mas sim entender o que é Industria 4.0!

E ai, o que é Indústria 4.0?

A proposta da Industria 4.0 surgiu por meio da necessidade de se desenvolver um sistema de produção inteligente, automatizado e autônomo e que resulte em mais praticidade para o usuário.

Relacionamos abaixo as tecnologias que são pilares da Indústria 4.0:

• Inteligência Artificial, relacionada à capacidade dos dispositivos eletrônicos de aprender, perceber, raciocinar e reproduzir. Um exemplo prático seria os sistemas de recomendações do YouTube e Netflix. Há também aplicativos como Google Maps e Waze onde são capazes de cruzar dados de inúmeros lugares para encontrarem as melhores rotas e, assim, otimizar o tempo do motorista e evitar problemas de trânsito.
• Impressão 3D, série de técnicas que reproduzem objetos, desenhos ou planos em três dimensões. Este processo encurtou o caminho entre a criação e teste do produto. É o que chama-se protótipo.
• Nanotecnologia, habilidade de manipular átomos e moléculas individualmente. É utilizado na criação de tratamentos estéticos, tecnologia para produtos mais seguros e duráveis como objetos impermeáveis, autolimpantes, com antirreflexo e outros.
• Robótica, ligada a criação de robôs. Hoje em dia tem-se os robôs aspiradores residenciais, TVs e geladeiras por comando de voz e até mesmo robôs que auxiliam no tratamento de câncer.
• Biotecnologia, ramo que desenvolve tecnologias a partir de organismos vivos. Como por exemplo, reprodução humana assistida, cultivo de plantas transgênicas, alimentação animal como a ração líquida para suínos.
• Ciência de materiais, relativo ao estudo e produção das propriedades dos materiais em relação a estrutura. Neste caso, tem-se a criação de plásticos com origem diferente do petróleo, como é o caso do plástico feito do amido de milho.
• Internet das coisas, relacionada a conexão de objetos inteligentes ao celular ou computadores. Um caso análogo seriam os relógios inteligentes e casas inteligentes onde os eletrodomésticos são comandados por intermédio de comandos do celular.

Como a Indústria 4.0 impacta a sua vida?

A quarta revolução industrial trouxe fortemente a característica do imediatismo. Afinal, devido ao fator rapidez da automação, os produtos podem ser produzidos em larga escala e distribuídos da mesma forma, gerando um aumento de consumo e até mesmo na produção de lixo.

Como a Indústria 4.0 é fortemente marcada pela digitalização e robotização, houve um crescimento nos Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (EEE).

Este crescimento ou tendência é explicado pelo fato de que a sociedade da informação está crescendo em grande velocidade no mundo.
Além disso, sempre há uma atualização no sistema de produção. Um exemplo é a quantidade de modelos celulares, tablets, aparelhos televisivos que são produzidos em um lapso temporal pequeno, e que podem acarretar produtos com obsolescência planejada, ou seja, objetos com o término de condições de funcionamento programados para que o usuário consuma um novo produto lançado.

Sua indústria ou planta industrial já pode adotar alguns passos e implementações para a introdução dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 em seus processos industriais e a Technik Engenharia pode te auxiliar, contando com corpo técnico capacitado e atualizado para consultoria.

Envie e-mail para faleconosco@grupotechnik.com.br

Share: