Indústria 5.0: entenda qual o conceito e as diferenças para a Indústria 4.0

Indústria 5.0

Você já deve ter ouvido falar da Indústria 4.0, porém antes mesmo de notar a aplicação dos conceitos da quarta revolução industrial na prática, soa estranho ouvir falar que a Indústria 5.0 já se faz presente? Se sim, entenda nesse artigo do Grupo Technik o que é a Indústria 5.0 e a diferença ou implemento de conceitos em relação a Industria 4.0.

Antes de abordarmos a Indústria 5.0, importante entender o que é a Indústria 4.0, que o Grupo Technik já abordou por diversas vezes em suas redes sociais e em artigos no site. Clique aqui e confira o que é Indústria 4.0 , que tem como objetivo principal e pilares melhorar a eficiência e a produtividade por meio das novas tecnologias.

Porém a próxima fase da revolução industrial já está cada vez mais próxima: a Indústria 5.0! 

A Indústria 5.0 tem o foco nas pessoas, operando em total sinergia com máquinas inteligentes. Neste cenário, robôs ajudam humanos a trabalhar melhor e mais rápido, valendo-se, para isso, de tecnologias digitais avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data. É possivel portanto perceber que a Indústria 5.0 introduz o ser humano como elemento fundamental na revolução industrial.

De acordo com a pesquisa Industry 5.0: A Survey on Enabling Technologies and Potential Applications, o panorama da Indústria 5.0 vislumbra novas abordagens resilientes, sustentáveis e centradas no ser humano, em diversas aplicações emergentes.

A conclusão que se chega é que as as fábricas do futuro terão de estar em sintonia com a sociedade digital e que a inteligência humana e a criatividade podem e devem ser vinculadas a robôs colaborativos cognitivos inteligentes, eficientes e confiáveis.

O objetivo é alcançar soluções de fabricação baseadas em zero desperdício, zero defeito e customização em massa. “Conforme as máquinas e dispositivos funcionais se tornam mais inteligentes e conectados, a Indústria 5.0 busca combinar tais tecnologias com inteligência humana em operações colaborativas. Notem que para isso os seres humanos precisarão cada vez mais estar treinados e atualizados.

Qual status da Indústria 5.0 no cenário atual? A quinta revolução industrial ainda está em desenvolvimento, mas quando pensamos em países mais avançados, como a Alemanha,  já está no dia a dia, mesmo sendo uma novidade em outros, nos quais a Indústria 4.0 ainda é o objetivo.

Um destaque para a Indústria 5.0 é o de alavancar a criatividade humana que é única além do pensamento crítico e cognitivo de especialistas humanos para colaborarem com máquinas poderosas, inteligentes e precisas.

O objetivo da Indústria 5.0 é trazer  de volta o toque humano à indústria manufatureira, diferentemente da Indústria 4.0 onde a prioridade é a automação de processos, de modo que se reduza a intervenção humana no processo de fabricação.

Essa nova era industrial usará análises preditivas e inteligência operacional para criar modelos que visam tomar decisões mais precisas e menos instáveis. Assim, ampliará significativamente a eficiência de fabricação e criará versatilidade entre humanos e máquinas, delegando a responsabilidade pela interação e atividades de monitoramento constante.

Além disso esse novo conceito dá suporte a mais moderna forma de pensar que é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. De certa forma a Indústria 4.0 não atende plenamente ao pilar social, já que pode gerar redução de postos de trabalho resultantes da automatização industrial.

Se você precisa de auxilio para implantar pilares de eficiência e a produtividade por meio das novas tecnologias destacadas pela Indústria 4.0, conte com o know-how do Grupo Technik Engenharia e seus especialistas e saia na frente, implantando paralelamente os preceitos da Indústria 5.0, com destaque para a criatividade, inteligência, pensamento crítico e cognitivo de especialistas humanos para colaborar com investimentos em tecnologias na sua indústria.

Entre em contato com o Grupo Technik para saber mais sobre o assunto.

Clique aqui e saiba mais sobre o Grupo Technik.

Fonte: Jornal Jurid 

 

Share:
Translate »