Liderança nas empresas em tempos de COVID-19: o que é preciso saber!

industria 4.0

Profissionais de cargos estratégicos, liderança e planejamentos, estão inseridos, se já não tiverem criado uma equipe de gestão de crise e devem estar fazendo tudo o que pode para manter seu pessoal seguro, permanecer competitivo em seus negócios e lidar com a incerteza em meio a tantas informações em constante mudança.

A pandemia devida ao Corona vírus é antes de tudo uma tragédia humana, afetando diretamente centenas de milhares de pessoas e indiretamente o mundo todo. Já se percebe também a ocorrência de um impacto crescente na economia global.

E a ameaça de COVID-19 à vida e aos meios de subsistência será totalmente resolvida somente quando pessoas suficientes estiverem imunes à doença para reduzir a transmissão, seja por meio de uma vacina ou de uma exposição direta.

Nesse artigo, Fernando Lescovar, diretor técnico da Technik, Engenheiro Naval pela POLI USP, pós-graduado pela FGV em gestão empresarial, fornece aos líderes industriais e empresariais de forma geral, uma perspectiva da situação e implicações em evolução para suas empresas, fornecedores, colaboradores e acionistas.

Como o surto está ocorrendo rapidamente e algumas das perspectivas deste artigo podem ficar desatualizadas rapidamente. Este artigo reflete sua perspectiva em 03 de Abril de 2020.

Logo após o surto de corona vírus, o principal efeito será o econômico e, Lescovar ressalta que “talvez o maior choque econômico desde a Segunda Guerra Mundial, chegará.”.

E este choque econômico englobará também um choque em termos de mudança de comportamentos dos clientes, e modelos de negócios.

Os desafios associados a ele serão em ordem de magnitude maiores do que estamos acostumados a ver. Para lidar com eles, será necessário adotar um modelo operacional que acomode o nível extremo de incerteza que seus negócios enfrentam. Para tal, é essencial considerar diversos cenários futuros possíveis, que serão abordados nesse artigo.

Neste mesmo tempo, a maioria das empresas estará muito vulnerável às consequências econômicas das medidas ligadas ao isolamento de seus funcionários e quarentenas de modo geral.

Como o número de problemas enfrentados pelas empresas provavelmente aumentará rapidamente, existem algumas etapas práticas que se pode seguir para ajudar a ficar minimamente alinhado a estes desafios, que será de conduzir a empresa a entender o que serão tempos de muito pensamento estratégico e planejamento, adaptável a cada etapa da situação, estruturar uma equipe de planejamento antecipado, tão logo quanto possível, para desenvolver possíveis cenários, identificar os mais prováveis, baseados nas informações mais recentes e suas potenciais ações estratégicas, se ainda não o fez e uma vez que os fatos nos trazem diferentes condições e cenários a cada semana vivida, conduzir essa equipe a trabalhar decidindo as táticas pertinentes a cada momento e etapa.

A equipe de planejamento antecipado ajudará sua empresa a posicionar sua visão acima da resposta cotidiana. Desafie seu time a desenvolver cenários e iniciativas para várias versões do seu futuro

De forma simples, há três cenários de saúde pública a se considerar: (1) controle rápido e eficaz da proliferação do vírus dentro de 2 a 3 meses, (2) eficácia geral do controle de proliferação, porem o vírus se mantem ativo em regiões diversas pelo mundo por vários meses, (3) falha generalizada no controle por parte das intervenções da saúde pública. O problema então deve perdurar até o surgimento da tão esperada vacina.

Ao mesmo tempo, há que se levar em conta também três cenários de política econômica: (1) Intervenções eficazes e robustas impedem danos estruturais, retorno rápido às condições e fundamentos pré-crise, (2) Intervenções parcialmente eficazes, que evitam crises bancárias e estancam danos econômicos graves, (3) intervenções não eficazes.

A dinâmica da recessão se auto alimenta, ocorrem falências, não há disponibilidade de crédito e se eleva a probabilidade de crise bancária.

Analisando o cenário mais positivo possível é o que conduz a uma curva ascendente de recuperação social que deve ser identificada e tomada como base para ações estratégicas de saída da crise.

Por outro lado, a combinação dos itens negativos, temos analisar que também o pior cenário, que conduz a uma evolução negativa de eventos até o surgimento da vacina e ações econômicas em nível global.

As combinações intermediárias conduzem a situações especificas merecedoras de gestões particulares a cada situação.

Cabe a cada equipe de planejamento antecipado definir os passos compatíveis a cada combinação de cenários.

Essa análise pode exigir um desenvolvimento mais profundo e detalhado, voltado para o setor e a região envolvida. Uma caracterização nesse nível de detalhe pode salvar vidas, empregos e empresas.

Até agora, a maioria dos governos, empresas e cidadãos se concentrou em salvar vidas, enquanto mais dados e informações não são agrupados e tratados.

Lescovar conclui: “sua equipe de planejamento antecipado precisa trabalhar rapidamente com os três tópicos: (1) obter de uma visão realista da sua posição inicial ou atual, (2) determinar ações e movimentos estratégicos que sejam robustos entre os cenários possíveis, pois isso evita mudanças bruscas de rotas e (3) definir eventos gatilho que orientem sua organização a agir no momento certo.”.

A velocidade é essencial e a equipe de planejamento antecipado deve agir rapidamente, disponibilizar a resposta de um dia para o outro e repetir o ciclo de aprendizado e proposta de decisões em alta velocidade.

Se surgirem novos problemas ou oportunidades, deve adicionar recursos para sua equipe de planejamento antecipado; não diminuindo a velocidade.

As próximas semanas e meses moldarão o futuro das empresas e possivelmente do seu setor.

Trabalhe implacavelmente em procurar as soluções.

Sobre a Technik: o grupo tem a missão de gerar valor trazendo inovações e ferramentas que facilitarão a gestão e engenharia das indústrias em geral, frente aos desafios no século XXI.

Siga o nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro do universo da industria 4.0:

 

https://www.linkedin.com/company/technikbr

https://www.facebook.com/grupotechnikengenharia/

 

 

Share:
Translate »